segunda-feira, 25 de julho de 2011

Trocando a Borracha do Parabrisas

Trocando a borracha do parabrisa
Num momento de pouco capital, precisava trocar a borracha do parabrisas do meu "76". Portanto, resolvi meter a mão na massa, com a ajuda de um amigão (sem a ajuda de alguém a tarefa parece impossível) e muita paciência, conseguimos com sucesso e resolvemos passar a experiência à diante. Quem sabe um dia ajude algum amigo opaleiro. Lembrando que esse tutorial se aplica a frisos de alumínio somente .Então, vamos lá!

Você precisará de:
* 1 ajudante
* 2 facas cegas ou cabo de talheres como garfos/colheres
* Graxa (indispensável)
* 5 ou 6 metros de um cordão de nylon ou algo resistente e maleável
* Esponja de aço/lixa fina
1º passo - Retirada do parabrisas

Lambuse a ponta da faca com graxa, e no interior do veículo, levante a aba da borracha, enfie a ponta da faca na fenda que se abre e vá lubrificando toda a borda em volta do vidro por inteiro. Comece a dobrar a borracha e fazer leves pressões com as mãos expulsando o vidro uniformemente. Não force apenas um local, isso porderá quebrar o vidro. Tenha muito cuidado nessa parte, pois a borracha velha e ressecada causa muito atrito. Priorize a parte superior do vidro. Expulsando essa, o restante sái apenas com seu ajudante puxando o vidro devagar pelo lado de fora.
Com o vidro retirado, apoie ele sobre um pneu ou algo que o deixe elevado pra que possa trabalhar tranquilamente.

Remova a borracha velha tendo cuidado pra não amassar os frisos. Eles se dividem em duas partes. Com a borracha removida, abra sua fenda e vá puxando com muito cuidado pra não quebrar nenhuma garra. Como mostra a imagem abaixo:



Friso retirado da borracha:



Remova todos os resíduos de borracha e sujeira das bordas do vidro e aproveite pra dar uma polida nos frisos com a esponja de aço e água ou querosene.



2º passo - Colocar a nova borracha/frisos no vidro

Há quem prefira colocar os frisos na borracha depoisdepois de a borracha estar no vidro. Mas preferimos instalar os frisos antes porque depois de colocada, a borracha teria pouca maleabilidade, o que poderia causar danos nas garras do friso. Pra isso basta seguir o inverso da retirada. Comece pelas curvas da borracha, as partes retas são mais fáceis:

Paramos pra rolar um som. Um Pearl Jam pra trabalharmos mais relaxados... Hehehe...

Agora essa parte é a mais difícil. Encaixar a borracha, já com frisos no vidro. Comece por uma parte reta do vidro, abrindo a fenda com o cabo de um garfo e seu ajudante pressionando a borracha pra que "abrace" o vidro.


Em alguns pontos, será necessário fazer o mesmo por baixo do vidro: Abrir a fenda, malear a borracha pra cima e pra baixo até que ela se encaixe.


Imagem vista por baixo: (contrária ao friso)


Sem dúvida é o processo mais demorado onde terá cuidado em não fazer muita força na borracha e amassar o formato dos frisos. Algumas vezes a borracha poderá se soltar em alguns pontos. Tenha paciência e volte encaixando da mesma forma.

Borracha já colocada:


3º passo - Colocação do parabrisas no carro

Limpe e lixe o local de encaixe do vidro no carro, eliminando resíduos e aplique uma fina camada de graxa no local pra facilitar o apego da borracha até que se encaixe.

Passe o cordão de nylon por dentro da borracha, entre a aba que abraça a coluna e parte do painel do carro desta forma e se possível dê duas voltas com o cordão, pra que depois reforce com mais uma "puxada":


Coloque o vidro no local e vá ajeitanto as bordas da borracha sobre a lataria corretamente, e dê porradinhas de leve nas bordas pra que o vidro assente no local. Certifique-se de que não há "vãos" e que o vidro está encaixado perfeitamente.


Agora seu ajudante vai ficar do lado de fora, exercendo força e batendo com as mãos exatamente onde o cordão será puxado. Ele deverá acompanhar a saída do cordão sempre forçando o vidro pra dentro no local, se o fizer corretamente, a vedação vai ser perfeita. Se você deu duas voltas no cordão, ao chegar no final da primeira, comece a segunda no sentido contrário com seu ajudante batendo nas bordas do lado. de fora pra que o vidro entre totalmente.

Se tudo correu bem, a vedação fica perfeita.

Créditos: Michel Lopes/Tadeu Fabiano Comunidade Opala Orkut


















Nenhum comentário:

Postar um comentário