Relé auxiliar | ||||
O relé auxiliar ou relé universal como é chamado no setor automotivo, tem a importante função de controlar componentes que exigem alta intensidade de corrente, porém não podem ser acionados diretamente por um botão ou interruptor sem que este seja devidamente dimensionado. |
O relé é um dispositivo eletromecânico que, através de um sinal de baixa intensidade (inferior a 1 ampére) comuta sinais de alta intensidade (acima de 10 ampéres por exemplo). Possui uma bobina magnética e um chave que é comandada por essa bobina.
Um relé auxiliar ou universal possui quatro terminais denominados 30, 87, 85 e 86.
30- Entrada de corrente da fonte de alimentação (bateria);
87- Saída de corrente para acionamento de componentes elétricos;
85 e 86- Alimentação do solenóide (eletroímã) do relé.
30- Entrada de corrente da fonte de alimentação (bateria);
87- Saída de corrente para acionamento de componentes elétricos;
85 e 86- Alimentação do solenóide (eletroímã) do relé.
Quando alimentamos a bobina do relé(terminais 85 e 86), formamos um campo eletromagnético muito intenso, o que provocará o fechamento dos contatos (terminais 30 e 87).
A bobina do relé consome uma corrente muita baixa, entre 500mA a 1A. Por outro lado, seus contatos podem suportar correntes de 30, 40, 60 ampéres ou mais.
Créditos: Webmecauto.com
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