sexta-feira, 22 de julho de 2011

Limpando o Tanque de Combustivel

[Tutorial] Limpando o tanque de combustível
Depois de enguiçar duas vezes por conta de entupimento no tanque de combustível, resolvi dobrar as mangas e cair pra dentro do problema, retirando o tanque e lavando-o da forma em que será descrita abaixo. É importante que dedique a metade de um dia de serviço, pois dá trabalho mesmo! Ok, vamos lá!

Ingredientes
* Uma corrente pequena/médi
* Gasolina (pode-se utilizar parte da que há no tanque - caso o carro seja à gasolina, claro)
* 1 L de óleo diesel
* 500 ml de Querosene
* MUITA ÁGUA!

Comecei desparafusando o tanque. Para isso, adaptei uma ponta de chave de fendas na furadeira. Exigiu pouquíssimo esforço, tanto pra retirar quanto para parafusar novamente. Caso contrário, daria muito mais trabalho, visto que são mais de 15 parafusos.


Depois, solta-se o mangote (ou garganta), para facilitar, pode-se desparafusar a "boca" do mangote para haver maleabilidade na hora de retirar o tanque.

Em seguida veio uma das partes mais chatas: retirar a gasolina e armazená-la em galões (Eu tinha 30 litros e dividi em 6 galões). Solta-se a mangueira que sai da parte inferior do tanque. O pior é o constante contato com ela. Meu nariz ressecou e fiquei com dor de cabeça. Quem tiver uma máscara, use!
Depois de esvaziar o tanque, suspende-se o mesmo, retirando-o pela mala. Agora é hora da purificação!


1 - Encha o tanque de água e esvazie em seguida várias vezes a fim de descartar detritos grandes.
2 - Desparafuse e remova a bóia de combustível para evitar que a corrente a danifique.
3 - jogue a corrente dentro do tanque, coloque uma quantidade generosa de gasolina e comece a sacudi-lo como se não houvesse amanhã.
Ao esvaziá-lo, perceberá boa parte da sujeira eliminada.


4 - Adicione 1 L de óleo diesel e um pouco d'água e sacuda o tanque até não sentir seus braços.
5 - Descarte o conteúdo, e repita o processo, mas desta vez, use querosene.
6 - Lave o tanque com água, quantas vezes for necessário até que a água comece a sair pelo orifício do tanque sem sinal de sujeira.
7 - Deixe o tanque secar ao sol e de vez em quando vire-o para que acúmulo de água saia. Pra agilizar o processo, encaixei a boca do tanque no escape do carro de meu cunhado por alguns minutos. Secou bem rápido!



OBS.: Aproveite pra trocar de filtro de combustível.
OBS(2).: Caso remova a bóia, troque a junta por uma nova. Pedaços de junta podem causar entupimento também.
OBS(3).: Não vá esquecer a corrente dentro do tanque.


Por fim, deposita-se o combustível de volta no tanque. Para isso, use um funil com um pedaço de pano (inteiro que não esteja soltando pedaços) e por cima desse pano, ponha um pedaço grande de esponja de aço. Isso fará com que filtre as impurezas do combustível armazenado. O pano se encarrega de segurar fiapos da esponja e a esponja, os detritos do combustível.


OBS(4).: É realmente importante que remova a bóia pra fazer o serviço. Pois a corrente pode enroscar-se nela e danificá-la.


Créditos: Michel Lopes Comunidade Opala Orkut






Nenhum comentário:

Postar um comentário