quinta-feira, 21 de julho de 2011

Restauração Manopla do Freio de Mão


[RESTAURAÇÃO] Manopla do freio de mão
Diversão nesta noite de natal.

Aproveitando que o Cajuzão tá parado para dar um trato no cofre e no motor; E se preparando para receber o AC; Resolvi restaurar a manopla do freio de mão.
Primeiro vejam uma foto da alavanca ainda no lugar.




RESTAURANDO:
1o Passo:

Colocar um reforço na extensão para dar sustentação e evitar nova quebra.

Fiz com dois preguinhos. Aqueci no fogo e introduzi no que ainda sobrou do cabo. Aproveitei e fiz umas ranhuras para ajudar a afixar melhor o Durepoxi.



2o Passo
Moldagem com Durepoxi.

É bem difícil fazer a moldagem correta. Diria que é impossível chegar a um resultado 100%.

Cheguei ao seguinte resultado.



Depois de seco, vou tentar melhorar a moldagem amanhã.

Próximos passos:

Lixar, dar o acabamento e pintar.
3o Passo
Lixar para revelar as imperfeições.

Usei lixa p 120 de lixar massa de parede. Era a única que e tinha em casa. Comércio tá fechado hoje.
Resultado




IMPERFEIÇÕES REVELADAS

4o Passo
Preencher as imperfeições.

Usei um pouco de Durepoxi para terminar a moldagem.

Lembrando que a lixa ajudou bastante no Passo anterior a dar a forma correta. Portanto, menos trabalho neste 4o passo.

Depois lixar mais uma vez com a 120. Sem seguida com lixa mais fina pra dar acabamento e pintar.

Resultado deste passo.


5o Passo
Lixa de acabamento

Após preencher as imperfeições e, mais uma vez, desbastar com lixa P 120, lixamos (meu filho eu) com a lixa 220.


Em seguida, lixa d’água 360 pra dar um acabamento mais fino. (Mão na foto é do meu garoto, fiel ajudante)



6o Passo
A pintura.

.
Primeiro o isolamento
..
Em seguida, duas demãos de Suvinil Spray Multi uso Preto Fosco e uma demão de Suvinil Spray Verniz Brilho


Por último mais um demão leve de Preto Fosco por cima do Verniz, pra não ficar nem totalmente fosco e nem brilhoso.

.
RESULTADO FINAL







COMENTÁRIOS FINAIS SOBRE O TRABALHO
Considerando a minha expectativa inicial e o estado de conservação dos usados à venda, ficou 100%. Melhor do que esperava, melhor que os disponíveis à venda.

Considerando meu grau de exigência, ficou 95%.

Estou satisfeito. E espero que não descasque, pois o vendedor da Suvinil me disse que não seria necessário fundo em razão do tamanho e o tipo da superfície, também da tinta que é própria pra esse serviços caseiros feitos por leigos.


Créditos: Jeisael Marx Comunidade Opala Orkut

















5 comentários:

  1. parabéns mano,ficou maneiro show de bola

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, estou eu aqui na Internet buscando uma solução exatamente para este problema no meu 73, e me deparo com essa ideia sensacional. Vou fazer n meu. Abraço e Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Parabéns pela dica! Alguém sabe me ajudar com uma dúvida?? Come se faz a troca deste puxador??? Ele é colado? Não consigo tirar o antigo bem quebrado! Obrigado

    ResponderExcluir