[Tutorial] Alternador de Astra em Opala 78
*Lembre-se: ao mexer com parte elétrica desligue a bateria do carro.
*As cores, fios e ligações antigas podem variar de carro pra carro, como são antigos, muita gente pode ter mexido ali já.
*O que está escrito aqui, foi o procedimento feito no MEU carro, que acredito ser original, certifique-se da função de cada fio no SEU carro antes de ligar parte elétrica.
1 - Trocar polias
Pra retirar tanto a do Astra, quanto do Opala, usa-se uma chave cachimbo sextavada, vazada, ela se prende a porca do alternador, sendo vazada pra passar uma chave allen por dentro, segurando o eixo e então com uma chave de boca é possível retirar a polia.
2 - Suportes
Pra se instalar o de 120Ah, no suporte dos Opalas sem DH, onde o alternador fica preso abaixo do "esticador", aquele que se move pra regular o alternador na correia é preciso utilizar o suporte original do Astra (ou outra barra de ferro).
3 - É necessário um parafuso novo pra prender o alternador ao bloco, visto que os originais de ambos ficam curtos.
4 - É preciso montar o "esticador" original do Opala invertido para que ele fique mais longe do bloco, deixando espaço para encaixar o de Astra atrás dele.
*As cores, fios e ligações antigas podem variar de carro pra carro, como são antigos, muita gente pode ter mexido ali já.
*O que está escrito aqui, foi o procedimento feito no MEU carro, que acredito ser original, certifique-se da função de cada fio no SEU carro antes de ligar parte elétrica.
1 - Trocar polias
Pra retirar tanto a do Astra, quanto do Opala, usa-se uma chave cachimbo sextavada, vazada, ela se prende a porca do alternador, sendo vazada pra passar uma chave allen por dentro, segurando o eixo e então com uma chave de boca é possível retirar a polia.
2 - Suportes
Pra se instalar o de 120Ah, no suporte dos Opalas sem DH, onde o alternador fica preso abaixo do "esticador", aquele que se move pra regular o alternador na correia é preciso utilizar o suporte original do Astra (ou outra barra de ferro).
3 - É necessário um parafuso novo pra prender o alternador ao bloco, visto que os originais de ambos ficam curtos.
4 - É preciso montar o "esticador" original do Opala invertido para que ele fique mais longe do bloco, deixando espaço para encaixar o de Astra atrás dele.
Deve-se então encaixar o alternador de Astra no bloco do motor, com o "esticador" original dele (do Astra), já parafusado nele (no alternador).
Então deve se medir a distancia necessária pra dar pressão na correia e marcar no esticador do Astra o local para dois furos novos e, também, o lugar de corte da parte que irá sobrar do esticador original do Astra.
Então deve se medir a distancia necessária pra dar pressão na correia e marcar no esticador do Astra o local para dois furos novos e, também, o lugar de corte da parte que irá sobrar do esticador original do Astra.
Depois de ter feito os furos é só remontar e ok.
5 - Feito isso tudo, o alternador vai estar no lugar definitivo dele, “bora” pra fiação.
6 - Serão usados apenas 2 terminais do alternador de Astra. B2+ e D+, o terra é feito pela carcaça do alternador.
5 - Feito isso tudo, o alternador vai estar no lugar definitivo dele, “bora” pra fiação.
6 - Serão usados apenas 2 terminais do alternador de Astra. B2+ e D+, o terra é feito pela carcaça do alternador.
7 - Trabalho na fiação original do Opala, que é composta por:
-Positivo
-Negativo
-Supressor de ruídos (cilindro com fiozinho que ia preso ao alternador e ao negativo)
-Plugue plástico com fios vermelho (BAT) e preto e verde emendados (LAMP)
Como o alternador tem corrente bem maior do que o projeto original do carro é aconselhável substituir o positivo original por um de maior espessura. Porém, como muitas ligações do carro estão interligadas, e ninguém vai se atrever a refazer um chicote original de mais de 30 anos, o positivo original deve ser mantido, até porque, sem ele, pelo menos o meu carro, não funcionou.
Para isso (e para que não fosse necessário isolar pontas e deixar fios soltos no cofre):
-Primeiro foi aberto o plugue plástico liberando os fios LAMP e BAT, então foram emendados o BAT e o positivo original em um só terminal "olhal".
-O terra é mantido como o original com um terminal "olhal".
-Fios LAMP (preto e verde) recebem um terminal "olhal"
Até aqui a fiação original tá pronta pra funcionar com o alternador novo.
-Positivo
-Negativo
-Supressor de ruídos (cilindro com fiozinho que ia preso ao alternador e ao negativo)
-Plugue plástico com fios vermelho (BAT) e preto e verde emendados (LAMP)
Como o alternador tem corrente bem maior do que o projeto original do carro é aconselhável substituir o positivo original por um de maior espessura. Porém, como muitas ligações do carro estão interligadas, e ninguém vai se atrever a refazer um chicote original de mais de 30 anos, o positivo original deve ser mantido, até porque, sem ele, pelo menos o meu carro, não funcionou.
Para isso (e para que não fosse necessário isolar pontas e deixar fios soltos no cofre):
-Primeiro foi aberto o plugue plástico liberando os fios LAMP e BAT, então foram emendados o BAT e o positivo original em um só terminal "olhal".
-O terra é mantido como o original com um terminal "olhal".
-Fios LAMP (preto e verde) recebem um terminal "olhal"
Até aqui a fiação original tá pronta pra funcionar com o alternador novo.
-Deve-se então ligar o novo fio positivo (com terminal olhal) e o antigo (que foi unido BAT e positivo, também em um olhal só) ao parafuso B2+ do alternador.
-Os fios LAMP (preto e verde unidos em um olhal) devem ser ligados ao D+.
-Por precaução (e pra não ficar sobrando) o negativo original foi ligado na carcaça do alternador (já tem rosca feita, que é usada pra alguma coisa no Astra).
-Os fios LAMP (preto e verde unidos em um olhal) devem ser ligados ao D+.
-Por precaução (e pra não ficar sobrando) o negativo original foi ligado na carcaça do alternador (já tem rosca feita, que é usada pra alguma coisa no Astra).
Até aqui as ligações do alternador estão prontas.
Agora falta:
-Ligar o novo positivo (terminal olhal) ao arranque juntamente com o antigo positivo (que já deve estar ligado lá).
-Ligar o novo positivo (terminal olhal) ao arranque juntamente com o antigo positivo (que já deve estar ligado lá).
Fazendo isso tá instalado o alternador, pronto pra funcionar.
Bom galera, é isso, espero que ajude quem precisar!
Repito, ai está o procedimento que fiz no MEU carro, confiram se as informações batem com o carro de vocês para que não aconteça nada de errado. Na dúvida, NÃO façam, elétrica é bastante perigoso.
Repito, ai está o procedimento que fiz no MEU carro, confiram se as informações batem com o carro de vocês para que não aconteça nada de errado. Na dúvida, NÃO façam, elétrica é bastante perigoso.
Créditos: Luis Comunidade Opala Orkut
Amigo!!!será que pode me ajudar
ResponderExcluirTenho um gol quadrado Motor ap,porem o alternador é do bol bola será que existe algo que possa ser feito ou até mesmo algum adptador para segurar este alternador , pois ao torque do motor os parafusos vão se soltando aos poucos e consequentemente a correia começa a gritar.
Cara, eu nunca prestei a atenção no alternador do gol, mas se os parafusos do suporte forem com porca, tenta colocar polca travante nele e apertar bem, pode ser que resolva teu problema.
ResponderExcluirValeu!! pela dica vou tentar fazer este teste
ResponderExcluirObrigado !!!
coloquei um alternador de astra no meu opala com o suporte do alternador antigo, porem o antigo não aguentou e rachou. gostei muito da sua adaptação e vou fazer o mesmo no meu tá tudo bem explicadinho obrigada abraço.
ResponderExcluir