quarta-feira, 20 de julho de 2011

Alternador de Astra no Opala

[Tutorial] Alternador de Astra em Opala 78
*Lembre-se: ao mexer com parte elétrica desligue a bateria do carro.

*As cores, fios e ligações antigas podem variar de carro pra carro, como são antigos, muita gente pode ter mexido ali já.

*O que está escrito aqui, foi o procedimento feito no MEU carro, que acredito ser original, certifique-se da função de cada fio no SEU carro antes de ligar parte elétrica.

1 - Trocar polias

Pra retirar tanto a do Astra, quanto do Opala, usa-se uma chave cachimbo sextavada, vazada, ela se prende a porca do alternador, sendo vazada pra passar uma chave allen por dentro, segurando o eixo e então com uma chave de boca é possível retirar a polia.

2 - Suportes


Pra se instalar o de 120Ah, no suporte dos Opalas sem DH, onde o alternador fica preso abaixo do "esticador", aquele que se move pra regular o alternador na correia é preciso utilizar o suporte original do Astra (ou outra barra de ferro).

3 - É necessário um parafuso novo pra prender o alternador ao bloco, visto que os originais de ambos ficam curtos.

4 - É preciso montar o "esticador" original do Opala invertido  para que ele fique mais longe do bloco, deixando espaço para encaixar o de Astra atrás dele.

Deve-se então encaixar o alternador de Astra no bloco do motor, com o "esticador" original dele (do Astra), já parafusado nele (no alternador).

Então deve se medir a distancia necessária pra dar pressão na correia e marcar no esticador do Astra o local para dois furos novos e, também, o lugar de corte da parte que irá sobrar do esticador original do Astra. 



Depois de ter feito os furos é só remontar e ok.

5 - Feito isso tudo, o alternador vai estar no lugar definitivo dele, “bora” pra fiação.

6 - Serão usados apenas 2 terminais do alternador de Astra. B2+ e D+, o terra é feito pela carcaça do alternador.
7 - Trabalho na fiação original do Opala, que é composta por:

-Positivo
-Negativo
-Supressor de ruídos (cilindro com fiozinho que ia preso ao alternador e ao negativo)
-Plugue plástico com fios vermelho (BAT) e preto e verde emendados (LAMP)

Como o alternador tem corrente bem maior do que o projeto original do carro é aconselhável substituir o positivo original por um de maior espessura. Porém, como muitas ligações do carro estão interligadas, e ninguém vai se atrever a refazer um chicote original de mais de 30 anos, o positivo original deve ser mantido, até porque, sem ele, pelo menos o meu carro, não funcionou.

Para isso (e para que não fosse necessário isolar pontas e deixar fios soltos no cofre):

-Primeiro foi aberto o plugue plástico liberando os fios LAMP e BAT, então foram emendados o BAT e o positivo original em um só terminal "olhal".

-O terra é mantido como o original com um terminal "olhal".

-Fios LAMP (preto e verde) recebem um terminal "olhal"

Até aqui a fiação original tá pronta pra funcionar com o alternador novo.
-Deve-se então ligar o novo fio positivo (com terminal olhal) e o antigo (que foi unido BAT e positivo, também em um olhal só) ao parafuso B2+ do alternador.

-Os fios LAMP (preto e verde unidos em um olhal) devem ser ligados ao D+.

-Por precaução (e pra não ficar sobrando) o negativo original foi ligado na carcaça do alternador (já tem rosca feita, que é usada pra alguma coisa no Astra).

Até aqui as ligações do alternador estão prontas.


Agora falta:

-Ligar o novo positivo (terminal olhal) ao arranque juntamente com o antigo positivo (que já deve estar ligado lá).


Fazendo isso tá instalado o alternador, pronto pra funcionar.
Bom galera, é isso, espero que ajude quem precisar!
Repito, ai está o procedimento que fiz no MEU carro, confiram se as informações batem com o carro de vocês para que não aconteça nada de errado. Na dúvida, NÃO façam, elétrica é bastante perigoso.

Créditos: Luis Comunidade Opala Orkut






4 comentários:

  1. Amigo!!!será que pode me ajudar
    Tenho um gol quadrado Motor ap,porem o alternador é do bol bola será que existe algo que possa ser feito ou até mesmo algum adptador para segurar este alternador , pois ao torque do motor os parafusos vão se soltando aos poucos e consequentemente a correia começa a gritar.

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu nunca prestei a atenção no alternador do gol, mas se os parafusos do suporte forem com porca, tenta colocar polca travante nele e apertar bem, pode ser que resolva teu problema.

    ResponderExcluir
  3. Valeu!! pela dica vou tentar fazer este teste
    Obrigado !!!

    ResponderExcluir
  4. coloquei um alternador de astra no meu opala com o suporte do alternador antigo, porem o antigo não aguentou e rachou. gostei muito da sua adaptação e vou fazer o mesmo no meu tá tudo bem explicadinho obrigada abraço.

    ResponderExcluir